Confira na Integra uma Super Analise do DT14 – Sol da Justiça


O Sol da justiça nascerá trazendo cura em suas asas“. Essa é a promessa de Malaquias 4.2 e o tema do décimo quarto álbum do ministério Diante do Trono. O próprio ministério define este projeto como sendo algo feito por um “novo Diante do Trono” e isso de fato é verdade, pelo menos até certo ponto! Baseando-se em tendências internacionais para seu tradicional estilo musical – o louvor e adoração – o DT apresenta desta vez um pop-rock estiloso e algo pouco comum em sua discografia: três versões de canções internacionais em um CD com apenas nove faixas. A gravação do DVD foi cheia de imprevistos, por isso foi feita em dois momentos. No primeiro tempo, na Praia do Meio em Natal e depois no Teatro Riachuelo, na mesma cidade. O álbum é dividido em três partes: o CD Sol da justiça principal, o CD Sol da justiça Bônus e o DVD contendo todo o material dos dois CDs mais conteúdo exclusivo. Hoje, iremos analisar o CD Sol da justiça principal.
Comece a ouvir o CD e já de início se surpreenda com uma multiplicação eletrônica de guitarras como nunca se viu no Diante do Trono. E nunca se viu mesmo! Se este CD fosse lançado até o ano passado certamente seria a retumbante presença dos metais embalando a canção que abre o disco: Hosana. A música tem uma introdução longa, mas não cansativa e a letra é super simples e fácil de sair cantando já na primeira ouvida. Fala sobre a presença de Deus ser bem-vinda em nosso meio e exalta o seu nome por escolher estar conosco. Como referência lembra muito alguns momentos dos CDs do Hillsong United lá da Austrália. De repente, as guitarras dão lugar a um acordeom, numa belíssima homenagem aos ritmos de festas do Nordeste. Um novo vigor na canção começa a partir de então, já que neste momento é entoado um trecho de um grande hit do ministério – Tempo de Festa. Se não fosse esse arranjo inovador após as guitarras, talvez ficaria cansativo, já que esta canção já foi regravada várias vezes pelo DT em projeto anteriores.
Grande é o nome da segunda canção. Ela começa de maneira lenta e com uma introdução que lembra muito Mais que vencedor do DT 10 - Príncipe da paz. Ana Paula canta o refrão da música lentamente, quase que à capela, e ao fundo apenas um singelo som de teclado. Em seguida, a bateria toma conta junto com uma levada mais frenética do teclado. A letra questiona quem é o responsável por tantas maravilhas feitas para abençoar as vidas aqui na terra ao longo da história. E a resposta vem na ponte e no refrão: “Grande é o Senhor, o nosso Deus, todo poderoso / Só Ele é Deus na terra, céu e mar, igual não há / Grande, grande é o Senhor! / Grande, Grande é o seu nome!”. A melodia da canção muda completamente na primeira parte do refrão, nos remetendo aqueles coros americanos altamente influenciados pela música afro. Neste momento, existe um destaque em especial para o back-vocal, mas teria ficado ainda mais interessante se houvesse um coral ali cantando. A canção é linda e promete ser um grande hit de celebração para as igrejas cantarem.
Ninguém menos que Paul Beloche fez os arranjos da música a seguir. Quão grande és Tu é regravada aqui na terceira faixa pela enésima vez. O incrível, é que ainda trouxe algo de novo! Seja pelo arranjo inovador que transformou um clássico do Cantor Cristão num pop-rock para ser cantado no sábado à noite no culto de jovens ou então pela belíssima composição que jamais ficará ultrapassada. Muitas guitarras, mas nada além da conta. Destaque para a voz das pessoas cantando a canção junto com Israel Salazar. Existe algo mais congregacional que isso? Fantástico!
Quão grande és Tu fecha a parte inicial de celebração do CD e Eu canto dá início a um segundo momento: a parte mais intimista. A música é uma versão de My heart sings Worthy do Christ of the Nations (CFNI). A introdução é enorme, pode até ter que alguns apotem como exagero, mas a intenção ali é conduzir as pessoas a adoração através da música mesmo. Um som suave, trazido por um arranjo encantador de uma guitarra agora sonolenta. A música enaltece a dignidade de Deus em receber nossa adoração e nos convida a nos colocarmos no lugar de oferta suave a Ele. As versões de Ana Paula Valadão são bastantes fiéis às letras originais e aqui também seguiu assim. Porém, ela trouxe a tradução para a primeira pessoa a fim de seguir uma tendência que é a adoração individual nas canções mais recentes. “Eu canto: Santo / Eu canto: Digno / E não há outro igual a Ti” diz o refrão dessa canção. Vale destacar também um “ôoooôo” que, pelo tamanho, ficou um pouco cansativo.
A quinta música se chama Onde?. É interpretada por Ana Paula Nóbrega e sua voz, mais grave que a de Ana Paula Valadão, ajuda na diversidade do álbum. Os arranjos usados aqui lembram aquele estilo usado em Oleiro no CD Aleluia do ano passado. Uma união de teclado, violão e guitarra fizeram com que a música ficasse simplista, mas não menos importante. A letra questiona onde é o lugar certo para que várias coisas boas possam acontecer. O refrão, assim como em Grande, responde as indagações: “Só existe um lugar / Onde o meu gozo é completo / Tua presença é o meu refúgio / Teu amor me refaz”.
A próxima canção se chama Me ama e é uma versão de How He loves, gravada originalmente pelo Jesus Culture. Vários artistas já regravaram esta música aqui no Brasil: Leo Fonseca, Alda Célia e Livres para Adorar são alguns exemplos. No entanto, a versão apresentada aqui está bem “Diantedotronizada”, como não poderia deixar de ser. São quase quatorze minutos de música, junto com um período de ministrarão espontânea (algo bem característico do ministério por sinal). Uma das intenções neste projeto era deixar o som do DT mais pop e também comercial. Porém, trazer para o CD uma faixa com este tamanho quebra totalmente com essa proposta. A faixa em si está linda, mas tende a agradar apenas aqueles que são fãs mesmo do ministério e curtem essa característica que eles tem. Por outro lado, vale destacar a interpretação de Ana Paula Valadão. Nenhuma outra versão ganhou mais intensidade quanto essa. A versão que Ana deu ficou ousada e mais uma vez valorizando essa onda de adoração unilateral. Por várias vezes o tom sobe e em seguida desce, subindo de novo. Vale a pena para todos. Porém, por causa do tamanho, tende a agradar a poucos.
Em meio à Tua glória seria a canção tema do CD, mas não foi. Vale apontá-la como a música mais interessante do CD Sol da justiça principal. Seu arranjo é surpreendente! Aqui sim, temos um novo Diante do Trono! Sua introdução é marcada por uma bateria linear e uma guitarra que lembra aqueles seguimentos musicais de momentos de suspense em filmes de terror (ouçam e verão que essa declaração não foi viajante). De repente, a canção se mostra mais agitada. As guitarras ganham um espaço meio “rock and roll” e a bateria fica cada vez mais marcada. A letra é, sem dúvidas, uma das mais belas composições de Ana Paula. Fala sobre o novo caminho que é possível entrar por causa de algo rasgado no passado. Ao mesmo tempo, o texto se refere ao véu do templo e ao corpo físico de Jesus que foram rompidos trazendo a Sua morte e o nosso livre acesso. Acesso ao meio de Sua glória que até então somente os sacerdotes podiam entrar. Lá neste meio, é possível ser curado, transformado e se encher de Shekinah! A letra é curta, mas consegue dizer tudo isso. O refrão é embalado por um ritmo mais forte, intenso e marcado por guitarras que impressionam. Por falar nisso, nunca antes da história do Diante do Trono se viu tanta guitarra! Em meio à Tua glória é a música! Vou adiantar aqui uma coisa: esperem para ver a interpretação teatral da Ana e dos bailarinos nesta canção no DVD: de arrepiar!
A penúltima música se chama Anseio e é interpretada de maneira brilhante por Roberta Izabel. Essa é uma versão de My soul longs .Sua voz é grave e combinou com o clima de sombrio da canção. Sombrio no bom sentido da palavra, no sentido de mistério, de que algo está por vir. A canção segue de maneira linear sendo guiada por um teclado que vem chegando aos poucos e junto com ele, palmas e mais palmas do público. Se observarmos a letra, ela fala mais uma vez sobre está perto da glória de Deus, só que aqui, diferentemente de Em meio à Tua glória em que tudo acontece intensamente, vamos entrando na Santa presença de maneira mais “tímida”. Vale apontar com uma das grandes candidatas a single do CD e a ponte final da canção “Tua glória venha, céu na terra” fica na cabeça e isso é inevitável!
O DT 14 termina com a canção título do projeto que fecha de maneira surpreendente no quesito arranjo e melodia. Só se percebe que é algo do Diante do Trono, nesse sentido, por conta da voz da vocalista. Mais uma vez, um misto de guitarras e bateria numa medida de pop-rock pouco comum de se ouvir no estilo louvor e adoração aqui no Brasil. Pena que a letra peca por ser clichê demais. Tudo bem que está bem fiel ao versículo de Malaquias 4 em que foi baseada, mas poderia ser mais criativa, com certeza. No fim das contas, o CD se encerra com um arranjo vocal muito interessante. O back entra em momentos estratégicos da música e isso só a enriqueceu!
Como foi dito, o álbum em si ainda conta com um CD Bônus com mais nove canções. Sim, pode-se afirmar que é o melhor álbum da série do ministério. Ainda está por vir um trio de vozes marcantes – Marine de Almeida, Amanda Cárius e Letícia Brandão -, a participação de Asaph Borba e um Medley pentecostal que vai dar o que falar! Sol da justiça inaugura um novo Diante do Trono e traz também a marca que os acompanham a quatorze anos. O CD consegue agradar os fãs e os que só ouvem por ouvir. Belíssimo trabalho!

fonte:familiadt

As Mais lidas

Facebook

-

Todo Ser que Respira Louve ao Senhor!

-
Diante do Trono. Tecnologia do Blogger.

Seguidores